quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Química e Mídia

Centro Educacional São José Operário

Química - Professor: Márcio Roberto


A mídia na educação é um recurso que vem para enriquecer as atividades cotidianas do professor em geral. No entanto, a aplicação por disciplina tende a tornar as aulas mais dinâmicas, com motivação do aluno e melhoria no ensino-aprendizagem aumentando consideravelmente o nível do educando que, sem via de dúvidas é o público alvo.

Na área específica de química a utilização deste sistema, Linux, com seu office e demais aplicativos nos permite aplicá-los em diversas situações dentro da disciplina. Tais como, veremos a seguir alguns casos:


O BrOffice.org.writer é um editor de texto que nos permite produzir exercícios, aulas para serem produzidas em aparelhos retroprogetor, provas, trabalhos, textos informativos, entre outras atividades que se aplicam a esse recurso.

O BrOffice.orgimpress. Esse é maravilhoso! Nos dá a liberdade de elaborar aulas utilizando figuras com animação, sons e imagens, montar equações químicas passo a passo e com relativa facilidade diminuindo, o tempo e aumentando a aprendizagem do educando.

O BrOffice.org.calc traz uma infinidades de recursos que vai desde a simples construção de uma tabela a atividades mais complexas, tais como; montagem de gráficos, permitem o cálculo imediato e com precisão de numerários tanto em linhas quanto em colunas. Então, é indispensável o uso do mesmo nas tarefas do estudante de química e porque não dizer, do professor.

O BrOffice.orgmath é um que facilitará a atividade, não só do professor de química, mas de todos àqueles que trabalham direta ou indiretamente com as equações matemática e suas aplicações. Portanto, é uma ferramenta que realmente estava faltando na vida diária de educandos e educadores.

A união desses acima citados é uma ferramenta que só tem a melhorar tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento do intelecto e conseqüentemente a inclusão digital. Uma outra forma é a facilidade de mesclar entre um office e outro, ou seja , pode-se utilizar dois, três ou mais recursos combinados.

No mais, o Linux é muito variado, recheado de recursos e que seu uso na sala de aula, assim como de seus aplicativos vai depender da criatividade de cada um.