sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SEGUNDA CHANCE - 1º C

ESCOLA MILITAR 2 DE JULHO

FÍSICA I – MÁRCIO COSTA

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1º ANO C

1ª. Uma esfera de aço cai, a partir do repouso, em queda livre de uma altura de 80 m. Considerando g = 10 m/s2, calcule o tempo de queda.


2ª. Um corpo A é disparado verticalmente para cima a partir de um ponto do solo. Em seguida, outro corpo B também é disparado do mesmo ponto, verticalmente para cima, porém com velocidade igual à metade da do corpo anterior. Qual é a relação entre as alturas máximas atingidas por A e B?



3ª. Um corpo é lançado verticalmente para cima com velocidade inicial vo = 30 m/s. Sendo g = 10 m/s2 e desprezando a resistência do ar, qual será a velocidade do corpo 2,0 s após o lançamento?

FRASE DO DIA

Vi ontem um bicho na imundice do pátio catando comida entre os detritos.



Quando achava alguma coisa, não examinava nem cheirava:


Engolia com voracidade.


O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato.


O bicho, meu Deus, era um homem.


Manoel Bandeira.














Vi ontem um homem na imundice do palanque prometendo comida aos pobres.


Quando saía às ruas e via crianças catando detritos nas calçadas não amparava, nem ajudava:


Engolia os impostos com voracidade.


O homem não era humano, não tinha sentimentos, não tinha piedade.


O homem, meu Deus, era um rato.


Paráfrase do poema O bicho de Manoel Bandeira.

Um ótimo dia a todos.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

FRASE DO DIA

“A verdadeira dimensão de um homem vem do modo como ele trata quem não pode fazer nada por ele”.


De Samuel Jhonson

Crítico e poeta

Um ótimo dia a todos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FRASE DO DIA

“Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida”.


De Fernando Pessoa.

UM ÓTIMO DIA A TODOS.

SOLETRANDO

A Lara Beatriz de Carvalho Nicácio, aluna da 6ª série C da Escola Militar 2 de Julho, está de parabéns pela excelente participação no concurso Soletrando. Eram vinte participantes e Lara Beatriz, por méritos próprios, conseguiu uma briosa 3ª colocação. Portanto, desejamos que essa seja a primeira de muitas conquistas na vida desta menininha, e que sirva de motivação para os demais colegas.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

ASTRONOMIA

Dois cientistas americanos anunciaram a descoberta do exoplaneta que, entre todos já avistados, guarda maior similaridade com a Terra. Chamado de Gliese 581 g, ele orbita em torno da estrela Gliese 581, na constelação de Libra. O Gliese 581 g foi avistado depois de onze anos de observações. O planeta está localizado a 20 anos-luz da Terra, o equivalente a 190 trilhões de quilômetros. Distância essa impossível de ser percorrida por uma nave espacial, muito menos por uma nave tripulada. Uma viagem a Gliese 581 g num dos ônibus da Nasa levaria 766000 anos, quatro vezes o tempo que o Homo sapiens habita a Terra. Segundo o astrônomo Steven Vogt, da Universidade da Califórnia, um dos autores da descoberta. O Gliese 581 g abre uma nova fronteira na astrofísica.