sexta-feira, 6 de maio de 2011

FRASE DO DIA

"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder".
De Abraham Lincoln, lendário presidente Norte Americano.


Desejo a todos um excelente dia, bom dia!

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA ORGÂNICA

1.2. Histórico da Química Orgânica
- Cronologia. Século XVIII:
1. Carl Wilhen Scheele
Conseguiu extrair os princípios ativos de várias substâncias (animal e vegetal), tais como:
- O ácido tartárico da uva;
- O ácido cítrico do limão;
- O ácido lático do leite;
- A glicerina da gordura;
- A uréia da urina humana;
2. Torbern Olof Bergman
Foi quem definiu pela primeira vez a Química Orgânica como sendo a aquela existente nos organismos vivos, vegetais e animais. E a Química Inorgânica como a química dos compostos existentes no reino mineral.
3. Antoine Laurent de Lavoisier
Analisou vários compostos orgânicos e constatou que todos continham o elemento químico carbono em sua composição.
4. Jons Jakob Berzelius
Divulgou a "Teoria da Força Vital". Enunciado: "Somente seres vivos possuiriam a capacidade de produzir os compostos orgânicos, ou seja, substâncias orgânicas jamais poderiam ser sintetizadas artificialmente - quer seja em um laboratório, quer numa indústria".
5. Friedrich Wohler
Conseguiu sintetizar em laboratório o primeiro composto orgânico (Uréia) através de um composto inorgânico (Cianato de Amônio). Enunciado da teoria: "Por meio do aquecimento do cianato de amônio (composto mineral) obteve a uréia (composto orgânico)".
Assim teve início a derrubada da teoria de Berzelius. Após a síntese de Wohler, muitas outras substâncias foram sintetizadas (acetileno, metanol, etc..).
6. Adolphe Wilhelm Hermann Kolbe.
Realizou a primeira síntese de um composto orgânico (ácido acético) a partir de seus elementos. Daí, abandonou-se, definitivamente, a ideia de que os compostos orgânicos deveriam sempre se originar do reino vegetal ou animal.
7. Friedrich August Kekulé.
Propôs um novo conceito a Química Orgânica, que hoje usamos. Então vejamos: Química Orgânica é a parte da química que estuda os compostos do carbono.E a Química Inorgânica (ou Mineral), por sua vez, é a parte da Química que estuda os compostos que não têm carbono, isto é, os compostos de todos os demais elementos químicos. Apesar disso, o número de compostos "inorgânicos" conhecidos é muito menor que o de compostos "orgânicos".
Atenção: "Existem algumas substâncias que embora contenham carbono, não são consideradas substâncias orgânicas. As mais importantes são a grafite, diamante, o monóxido de carbono, o dióxido de carbono, o ácido carbônico, o ácido cianídrico, e os carbonatos e cianetos (sais derivados do ácido carbônico e do ácido cianídrico).

terça-feira, 3 de maio de 2011

FRASE DO DIA

"Sorria bonito e deixe os outros quererem descobrir qual é o segredo que faz você rir".
De DAN BROWN

A todos um excelente dia.