sexta-feira, 20 de maio de 2011

Audiência Pública - Depoimento da Professora Amanda Gurgel - Educação no...

FRASE DO DIA

Vi ontem um homem na imundice do palanque prometendo comida aos pobres.

Quando saía às ruas e via crianças catando detritos nas calçadas não amparava, nem ajudava:

Engolia os impostos com voracidade.

O homem não era humano, não tinha sentimentos, não tinha piedade.

O homem, meu Deus, era um rato.

Paráfrase do poema O bicho de Manoel Bandeira.

Desejo a todos um excelente dia.

MASSA MOLAR (g/mol)

A IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), um órgão oficial que determina as padronizações em Química, propôs que se denomine indistintamente a massa atômica expressa em gramas e a massa molecular expressa em gramas de massa molar.
Desse modo, o termo massa molar passa a indicar a massa expressa na unidade grama de 1 mol de qualquer entidade química em referência. A massa molar é expressa pela relação gramas por mol: g/mol.
Fonte: Química Geral vol. 1 - Coleção completamente Química. Martha Reis.

AMEDEO AVOGADRO

Físico, italiano, introduziu o conceito de molécula (vocábulo de origem latina que significa pequena massa).
Avogadro explicou as contradições entre a hipótese de Gay - Lussac e a teoria atômica de Dalton por meio do seguinte raciocínio: na reação entre nitrogênio e oxigênio formando monóxido de nitrogênio, por exemplo, cada "molécula integral" de gás nitrogênio se divide em duas "moléculas elementares" (ou meia - moléculas ou átomos) de nitrogênio. O mesmo ocorre com cada "molécula integral" de gás oxigênio que se divide em duas "moléculas elementares" (átomos) de oxigênio. A união entre uma "molécula elementar" (átomo) de nitrogênio e uma "molécula elementar" (átomo) de oxigênio produz uma "molécula integral" (ou apenas molécula) de monóxido de nitrogênio. Por isso, a reação entre uma "molécula integral" de nitrogênio e uma "molécula integral" de oxigênio produz duas "moléculas integrais" de monóxido de nitrogênio.
Por fim, em 1811 Avogrado propôs uma hipótese (que hoje é reconhecida como lei) enunciada da seguinte maneira: "Volumes iguais de gases diferentes, nas mesmas condições de temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas". 

EXPERIMENTO 01 - TURMA DE 2º ANO

1. Título: Geometria Molecular – Estudo da Teoria de Repulsão dos Pares Eletrônicos (T. R. P. E).







2. Objetivo: Visualizar a geometria de várias moléculas através de simulação com bexigas.






3. Fundamentação Teórica






Quando os átomos de não-metais se unem, eles o fazem por meio de uma ou mais ligações covalentes. Como consequência dessa união, surgem as moléculas com dois ou mais átomos.


Os químicos utilizam a expressão geometria molecular para designar a maneira como os núcleos dos átomos que constituem a molécula se acham posicionados uns em relação aos outros. As geometrias moleculares mais importantes, que serão objeto de nosso estudo, serão mostradas por meio de modelos em que cada bexiga representa um átomo e cada ligação imaginária uma ou mais ligações covalentes.


Por meio de técnicas avançadas, os químicos determinaram a geometria de várias moléculas. Alguns exemplos são:


HCl – Linear


CO2 – Linear


CH2O – Trigonal plana


SO2 – Angular


CH4 – Tetraédrica


NH3 – Piramidal


H2O – Angular


Uma pergunta simples que surge nesse momento é: como poderemos prever a geometria de uma molécula? Existe um método relativamente moderno, elaborado pelos químicos ingleses Nervil Sidgwick e Herbert Powell e aperfeiçoado e divulgado pelo canadense Ronald Gillespie.


Trata-se de um método muito utilizado nas últimas décadas, em todo o mundo, para prever a geometria de moléculas. Ele se baseia no modelo da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência (às vezes abreviado pela sigla de origem inglesa VSEPR, de Valence-Shell Electron-Pair Repulsion).






4. Procedimento Experimental






— Encher as bexigas via pulmonar;


— Em seguida amarrar pela boca;






— Anote de acordo com a quantidade de bexigas amarradas, o tipo de geometria molecular e a respectiva disposição geométrica. (Sugestão: demonstre em uma tabela)