segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Roteiro dos Experimentos 01; 02; 03


Experimento 01

 

1. Título: Titulação ácido - base

2. Objetivo: Determinar experimentalmente a concentração de uma solução de ácido ou de base.

3. Fundamentação teórica:

 A titulação é uma operação analítica utilizada em análise volumétrica com o objetivo de determinar a concentração de soluções.

Nesta análise, fazemos reagir um volume conhecido da solução – problema com uma solução padrão conveniente, e determinarmos com o maior rigor possível o volume desta solução, que deve ser exatamente o necessário para reagir com o volume conhecido da solução – problema.

Solução - problema:

V = volume escolhido (e, portanto, conhecido);

[   ] = concentração desconhecida; n = número de mols desconhecido.

Solução padrão:

V = volume gasto na reação com o volume escolhido da solução – problema;

[   ] = concentração conhecida;

n = número de mols conhecido.

A titulação envolve fundamentalmente dois aparelhos: a bureta e o erlenmeyer.

O titulante, solução de concentração molar conhecida, é colocado na bureta; no erlenmeyer irá a solução com concentração molar a ser determinada.

Após a reação, determinamos o número de mols de soluto na solução padrão e, a partir dos coeficientes da equação química balanceada, o número de mols de soluto na solução – problema. Obtemos, desse modo, a concentração da solução – problema.

O princípio geral da titulação consiste na adição do titulante ao erlenmeyer até o momento exato em que a reação se completa. Nesse instante, chamado ponto de equivalência, fecha – se a torneira da bureta e atinge – se o ponto final da titulação. O ponto de equivalência é observado pela mudança de cor de uma substância especial (indicador).

 

4. Materiais e reagentes:

 
5. Procedimento experimental:

 
1. Preparar a solução de hidróxido de sódio (NaOH).

2. Preparar a solução de ácido acético (vinagre) CH3 COOH.

3. Medir um volume da solução de NaOH (hidróxido de sódio), transferir para um erlenmeyer.

4. Colocar uma ou até quatro gotas de indicador.

5. Colocar a solução titulante (CH3 COOH) na bureta até a marca zero.

6. Gotejar o titulante no erlenmeyer, até o instante em que a base NaOH for neutralizada (ponto de equivalência), o indicador mudará sua coloração, passando de rosa a incolor. A esse instante chamamos de ponto de viragem do indicador. Nesse momento, a torneira da bureta deverá ser fechada.

 

 

6. Resultados e discussão:

 

7. Conclusão:

As atividades práticas geralmente já nos colocam de frente com a realidade. E esse, é um diferencial importante no aprendizado. Pois coloca o aluno em condições de ajustar a teoria com a prática.

Em nosso caso, Físico - Química, em que trabalhamos com variadas fórmulas químicas e até, na maioria das vezes, de difícil entendimento, a aula de laboratório devidamente aplicada nos facilita consideravelmente na aprendizagem.

Portanto, é uma atividade que a atenção e concentração são indispensáveis para concluir o ensinado na teoria. Assim como, as anotações também são indispensáveis para organizar as ideias no relatório.

 

Experimento 02

 
1. Título: Abaixamento da temperatura de congelamento – Crioscopia

2. Objetivo: Observar o efeito crioscópico numa solução de água e sal.

3. Fundamentação teórica:

A crioscopia é a propriedade coligativa que indica o abaixamento do ponto de congelação de um líquido, provocado pela presença de um soluto não volátil. Esse abaixamento é diretamente proporcional a molalidade da solução.

O fenômeno crioscópico tem várias aplicações práticas:

As fábricas de sorvete adicionam sal comum à água para poder resfria – lá muito abaixo de 0 ºC, sem que a água venha a se solidificar, e temperatura da mistura gelo e sal é abaixada, e assim as bebidas ficam mais geladas.

Em países frios, coloca – se sal em pontos perigosos de rodovias no inverso, para enviar o acúmulo de gelo.

 

4. Materiais e reagentes:

 

5. Procedimento experimental:

 

1. Colocar 5 mL de água em  um tubo de ensaio e em outro 5 mL de solução aquosa de sal grosso; (sugestão: utilizar um corante para diferenciar as soluções).

 

2. Colocar os dois tubos de ensaio em um isopor, preencher com sal grosso e pequenos pedaços de gelo na proporção aproximada de 1:3 e em seguida cobrir o isopor;

 

3. Esperar trinta minutos e observar em qual tubo a água congela mais rápido.

 

6. Resultados e discussão:

 

7. Conclusão:

Experimento 03

 

1. Título: Osmose

2. Objetivo: Observar o processo de osmose através de membranas vegetais.

3. Fundamentação teórica:

Osmose é a passagem do solvente de uma solução mais diluída para uma solução mais concentrada, através de uma membrana semipermeável.

Na natureza, este conceito é utilizado constantemente, na absorção da água do solo pelas raízes das plantas, facilmente explicada por esse processo.

A osmose desempenha um papel significativo para o funcionamento dos organismos.

Uma célula imersa em água pura sofre uma plasmólise. As paredes da célula permitem a entrada de água em consequência disso a célula incha e suas paredes se rompem ou ficam suficientemente delgadas para deixarem escapar os solutos existentes no material celular. Por outro lado, se a célula for imersa numa solução concentrada de sal, a água das células flui para a solução mais concentrada e a célula contrai – se. Uma solução salina de concentração tal que a célula não se rompa nem  se encolha é denominada de solução isotônica.

 

4. Materiais e reagentes:

5. Procedimento experimental:

Situação 01:

1. Preparar uma solução saturada de sal.

2. Colocar pequeno pedaço de membrana vegetal e observar.

3. Em outro recipiente, colocar pequeno pedaço de membrana vegetal em água pura (água de torneira) e observar.

Situação 02:

1. Preparar uma solução saturada de açúcar, colocando em seguida, corante na solução.

2. Fazer um orifício na cenoura de aproximadamente 10 cm de profundidade com 2, 5 cm de diâmetro.

3. Fazer um orifício em uma rolha de borracha (que servirá como tampa da cenoura) de diâmetro igual ao do canudo de refrigerante ou tubo de caneta ou pipeta.

4. Colocar parte da solução saturada de açúcar dentro da cenoura e em seguida tampar com a rolha de borracha contendo a pipeta ou tubo de caneta, etc.

5. Em seguida, imergir 90% da cenoura em água pura, aguardar alguns minutos e observar o processo de osmose.

 

6. Resultados e discussão:

 

7. Conclusão: